23 anos atrás, Lilo & Stitch também enfrentou Tom Cruise nas bilheterias

Tanto a versão animada quanto a em live-action de Lilo & Stitch estrearam na mesma data de um blockbuster estrelado por Tom Cruise.

23 anos atrás, Lilo & Stitch também precisou enfrentar Tom Cruise nas bilheterias

Duas das estreias mais aguardadas do ano chegaram aos cinemas no último fim de semana de maio. O remake em live-action de Lilo & Stitch vai disputar a bilheteria com Missão: Impossível – O Acerto Final, o último capítulo da franquia de espionagem estrelada por Tom Cruise.

Mas você sabia que esta não é a primeira vez que os cinemas viram um embate “Stitch vs Cruise”? Em 2002, o clássico animado da Disney também precisou enfrentar em seu primeiro fim de semana um longa estrelado pelo superastro.

Quem venceu esse embate? Confira!

Stitch vs Cruise: Round 1

Stitch vs Cruise: Round 1

No fim de semana de 21 de junho de 2002, a Disney lançou sua nova animação nos cinemas americanos: Lilo & Stitch. Enquanto isso, a Twentieth Century Fox (que 17 anos depois viria a se tornar parte do conglomerado Disney) estreou uma de suas principais apostas do ano: Minority Report: A Nova Lei.

Tal filme tinha imenso pedigree à frente e atrás das câmeras. Tom Cruise protagonizava a sombria ficção científica, que era dirigida por Steven Spielberg e baseado no conto do renomado autor Phillip K. Dick.

Tanto Lilo & Stitch quanto Minority Report terminaram praticamente empatados. A ficção científica arrecadou US$ 35,7 milhões enquanto a animação fez US$ 35,3 milhões.

Nas semanas que se seguiram, Lilo & Stitch teve melhor performance que o rival e saiu de cartaz com US$ 145 milhões nos EUA/Canadá. Já Minority Report finalizou com US$ 132 milhões.

Porém, globalmente a vitória foi da dupla Spielberg/Cruise: Minority Report arrecadou US$ 358 milhões, a 10ª maior bilheteria de 2002. Já Lilo & Stitch não demonstrou tanto apelo fora dos EUA e fez US$ 274 milhões, a 16ª maior daquele ano. A animação ficou atrás de outros infantis lançados em 2002, como o live-action de Scooby-Doo (US$ 275 milhões) e A Era do Gelo (US$ 382 milhões).

Mas independentemente do ranking, ambos foram bem sucedidos em relação a seus orçamentos. Minority custou US$ 102 milhões, enquanto Lilo & Stitch precisou de US$ 80 milhões. Foi uma das raras animações da Disney (excluindo as da Pixar) dos anos 2000 que não fracassou nas bilheterias.

Stitch vs Cruise: Round 2

Stitch vs Cruise: Round 2

23 anos depois, o alien azul e o astro que adora arriscar a vida vão se enfrentar novamente.

Porém, desta vez a responsabilidade tanto de Lilo & Stitch (o remake) quanto de Missão: Impossível 8 será bem maior. Lilo tem um custo de produção de US$ 100 milhões e a responsabilidade de provar que remakes live-action dos clássicos animados da Disney ainda são viáveis.

Missão: Impossível 8 tem um orçamento no nível de um blockbuster dos Vingadores: entre US$ 300 milhões a US$ 400 milhões. Ou seja: precisará de uma bilheteria próxima do US$ 1 bilhão se não quiser dar prejuízo.

E o vencedor são os cinemas

E o vencedor são os cinemas

Tanto em 2002 quanto em 2025, o fato de tanto o longa familiar da Disney quanto o blockbuster de ação com Tom Cruise poderem estrear lado a lado e faturarem números decentes é um sinal de uma indústria saudável.

Afinal, ambas as versões de Lilo & Stitch e seus dois rivais estrelados por Cruise são voltados para públicos alvo distintos. Enquanto o filme da Disney foi feito para famílias com crianças, os de Cruise foram pensados para um público mais velho.

O histórico mostra que dois filmes voltados para audiências totalmente diferentes, como famílias e adultos, costumam prosperar juntos. Mesmo no caso de um deles fracassar, isso foi mais devido à falta de hype em torno de cada filme em si do que por concorrerem um contra o outro.

Para os cinemas, é ideal que atrações interessantes para vários tipos de público estejam em cartaz. Assim, ao invés de um filme canibalizar o público do outro, diversos tipos de pessoas serão atraídas às salas escuras.

Por outro lado, um calendário de lançamentos que traga apenas produções adultas vai afastar o lucrativo público infantil e familiar. Já lançamentos voltados apenas para jovens não atrairão a audiência mais velha, que deseja assistir a filmes feitos para adultos.

Vale lembrar, ambos os tipos de público estão sempre à mercê de abandonarem o hábito de ir aos cinemas para ver filmes somente em streaming.

E você, vai assistir a Lilo & Stitch ou Missão: Impossível: O Acerto Final na telona? Deixe aí nos comentários, e por fim, fique ligado no imaginews para não perder nenhuma novidade!

Fontes: The Numbers, Box Office Mojo

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