Ganhar ou Perder: Entrevista com os dubladores nacionais

O imaginews entrevistou 3 dubladores do elenco brasileiro da série.

Ganhar ou Perder: Entrevista com os dubladores nacionais

O imaginews teve a oportunidade de uma entrevista exclusiva com os dubladores nacionais da nova série da Disney e Pixar, Ganhar ou Perder.

À convite da Disney, nós conversamos com Sylvia Salustti (que dubla a Carole), Cesar Emílio (que dubla o Técnico Dan), e Rodrigo Andreatto (que é o diretor de dublagem da série).

Confira a entrevista completa com os dubladores e o diretor de dublagem logo abaixo:

Sylvia Salustti (Carole)

Sylvia Salustti (Carole)

Qual foi a sensação de fazer parte da dublagem da primeira série original da Pixar?

“Um momento muito especial para um estúdio que só tem personagens memoráveis. Sempre um prazer e uma honra fazer parte de um projeto que é o primeiro de muitos sucessos! E que com certeza ficará na memória das gerações futuras.”

Você já deu voz a muitos personagens diferentes e especiais. Como foi conhecer e desenvolver a história da Carole?

“Sempre muito bom conhecer e dar vida em português a uma personagem tão rica de nuances e com um toque de humor que eu geralmente adoro.”

Esportes e disputas são sempre uma ótima base para contar histórias sobre pessoas. Se tivesse que escolher, você acha que se encaixaria mais como técnica ou jogadora do time de softball?

“Hoje em dia, como técnica.”

Cesar Emílio (Técnico Dan)

Cesar Emílio (Técnico Dan)

Qual é a sensação de dar voz a um personagem da primeira série original da Pixar?

“Com certeza, um projeto muito especial para todos os fãs do estúdio. Nem preciso dizer (mas vou dizer mesmo assim!) que foi uma honra e um prazer imenso fazer parte desse projeto. E ser uma história tão bonita, com um tema tão importante assim, fez tudo ainda mais inesquecível.”

O quanto você se identifica com o personagem do técnico Dan?

“Você acha que seria um bom técnico em um time na vida real? Alguns vão dizer que o bigode é parecido, outros até podem falar da barriguinha, mas eu acho que o que temos parecido mesmo é a paixão por fazer o que gostamos.”

“Nunca tentei ser técnico. Eu adoro ensinar, então isso talvez ajudasse. Mas acho que eu iria ficar rouco de tanto gritar na beira do campo! Sou muito ansioso.”

Esportes e disputas são sempre uma ótima base para contar histórias sobre pessoas. Aliás, se tivesse que escolher, você acha que se encaixaria mais como técnico ou como jogador de softball?

“Eu acho que prefiro ser jogador, acabo me envolvendo demais nas emoções para ser técnico. Se bem que, pensando bem, um jogador também precisa ser controlado e ter a cabeça fria… acho melhor eu ficar só assistindo e torcendo mesmo!”

Rodrigo Andreatto (Diretor de Dublagem)

Rodrigo Andreatto (Diretor de Dublagem)

Como foi poder dirigir a dublagem da primeira série original da Pixar?

“É sempre uma honra trabalhar em projetos de altíssimo nível de qualidade, e a Pixar sem dúvida tem algumas das mentes mais brilhantes trabalhando lá.”

“Ser escolhido pra ser o diretor de dublagem de um projeto tão importante me faz acreditar que estou no caminho certo como profissional, mas ao mesmo tempo entendo a responsabilidade enorme que é reproduzir a mesma qualidade pro nosso público.”

Como você acha que essas vozes se encaixam nos personagens e como elas ajudam a apresentar os pontos de vista únicos de cada um?

Nosso papel enquanto dubladores e diretor de dublagem é garantir que a experiência do público e a mensagem a ser transmitida seja exatamente aquela que foi proposta na criação e concepção do projeto original, portanto, com as vozes bem escolhidas, uma direção de dublagem atenta e criteriosa, e um trabalho técnico bem feitos, no que diz respeito a seguir a interpretação e a mensagem que já estão nas cenas, essa conexão com os personagens acontece naturalmente.

O que você acha que Ganhar ou Perder tem a ensinar a adultos e crianças?

A ter empatia! No geral, temos percepções, opiniões e julgamentos que nos fazem concluir algo de acordo com o que pensamos. Se colocar no lugar do outro e tentar entender os motivos pelos quais as pessoas agem como agem, pensam como pensam, é o que pode tornar nossa vida mais harmoniosa. Pra mim é disso que se trata Ganhar ou Perder, aprender a ter empatia.

Por fim, a série de 8 episódios já está com a sua temporada completa disponível no Disney+.

Obcecado por sites desde 2017. E agora 2025, cá estou no imaginews, que irá se tornar no maior portal de animações do Brasil muito em breve. Just you wait.
Leia também
1 comentário
  • Top muito bom.

Deixe seu comentário