IA baseada no Studio Ghibli viraliza e fãs relembram revolta de Miyazaki

A IA que recria o estilo dos filmes do Studio Ghibli virou uma das grandes sensações da internet na última semana. Mas com muitas críticas.

A viral e a polêmica da IA do Studio Ghibli

Você com certeza viu o sucesso da IA que recria as imagens ao estilo dos filmes do Studio Ghibli. A atualização do ChatGPT trouxe essa nova ferramenta, disponível apenas na versão paga do serviço.

Sejam usuários recriando fotos próprias, cenas famosas de filmes e séries ou até mesmo memes da internet, as imagens “Ghiblizadas” foram uma grandes trends dessa última semana.

Enquanto os fãs estão se divertindo e aproveitando o embalo dessa IA, ressurgiu na internet um antigo vídeo de Hayao Miyazaki falando sobre esse assunto.

O vídeo é lá de 2016, mas muitas pessoas acabaram compartilhando como se fosse algo recente. Apesar da declaração de Miyazaki não ser atual e à ferramenta do ChatGPT, a crítica é basicamente a mesma.

Co-fundador do Studio Ghibli já se manifestou contra artes de IA

No vídeo, Hayao assiste um personagem animado criado através de IA e prompt de texto. Em resposta, ele não economiza nas palavras duras e diz o seguinte:

“Eu estou totalmente enojado. Eu nunca desejaria incorporar esse tipo de tecnologia no meu trabalho. Eu fortemente sinto que isso é um insulto à vida em si.”

É compreensível que o público esteja apenas se divertindo com a ferramenta e seus compartilhamentos. Mas é difícil deixar de lado a polêmica e as discussões promovidas pelos artistas da indústria de animação e do audiovisual.

O que você acha? Comente abaixo e, enfim, siga de olho aqui no imaginews.

LEIA TAMBÉM:

Tudo sobre o Studio Ghibli

Fundado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata e Toshio Suzuki em 1985, o Studio Ghlibi é a produtora japonesa de animações que se consagrou como uma das melhores do mundo.

Atravessando as barreiras e marcando gerações, o estúdio teve 7 indicações ao Oscar de Melhor Animação, com 2 vitórias. Por fim, os Oscarizados do Studio Ghibli são: “A Viagem de Chihiro” e “O Menino e a Garça”.

De fã para fã. Jornalista, redator e criador de conteúdo, já teve a fita verde do Toy Story.
Leia também
1 comentário
  • Essa página é incrível

Deixe seu comentário