O que o sucesso de Lilo & Stitch nas bilheterias significa para os remakes da Disney?

Enquanto Lilo & Stitch é um sucesso, Branca de Neve fracassou. A Disney precisará ser sábia ao escolher os próximos remakes.

O que o sucesso de Lilo & Stitch nas bilheterias significa para os remakes da Disney?

Como esperado, Lilo & Stitch fez excelentes números na bilheteria americana e global. O longa liderou sem dificuldades, apesar da concorrência com Missão: Impossível: O Acerto Final (que repetiu um embate de 23 anos atrás – clique aqui para saber mais).

O filme da Disney arrecadou US$ 182 milhões nos EUA e US$ 179 milhões nos mercados internacionais. Ao todo foram US$ 361 milhões na bilheteria global até segunda-feira.

Stitch derrotou Tom Cruise

Vale lembrar que o último fim de semana foi um feriado prolongado nos EUA, o Memorial Day. Trata-se de um dos feriados mais movimentados do ano no cinema americano. Foi onde blockbusters como o remake de Aladdin e Top Gun: Maverick iniciaram suas vitoriosas carreiras.

Agora (em mais uma vitória de Stitch sobre Cruise), Lilo & Stitch bateu o recorde de Maverick de maior abertura do Memorial Day. Em 2022, Maverick quebrava o recorde, até então pertencente à Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, com US$ 160 milhões. Três anos depois, o recorde volta para a Disney com Lilo & Stitch, que arrecadou absurdos US$ 182 milhões nos quatro dias de feriado prolongado.

Vale lembrar que Lilo custou apenas US$ 100 milhões para ser produzido. Ou seja, com uma bilheteria de mais de US$ 300 milhões global, o longa já cobriu totalmente o custo de produção e está gerando lucro.

Situação diametralmente oposta à de Branca de Neve. A um custo de US$ 270 milhões, o remake fez apenas US$ 205 milhões globalmente. Um fracasso histórico.

Filme foi inicialmente pensado para o streaming

Por muito pouco a Disney quase ficou sem todo o dinheiro que Lilo & Stitch fez e fará em sua carreira nos cinemas. O longa inicialmente foi pensado para ser lançado diretamente no Disney+. Isso explica seu custo de produção relativamente baixo.

Afinal, para os padrões dos blockbusters da Disney, US$ 100 milhões quase se qualifica como sendo de “baixo orçamento”.

A ideia de lançar o filme diretamente no streaming era típica do pensamento da empresa no início da década. Na época, a Casa do Mickey iniciou uma corrida desesperada para tentar transformar o Disney+ na “nova Netflix”.

A ideia era que as poderosas franquias da Disney (Marvel, Star Wars, Pixar, seus próprios clássicos e o recém chegado catálogo da Fox) fosse uma multidão de assinantes. A receita vinda disso compensaria perder um pouco do arrecadado pelos meios tradicionais – o que inclui o cinema.

Era um pensamento que fazia sentido durante a pandemia.

Mas assim que a pandemia terminou, o público contrariou todos os prognósticos de Wall Street. Eles voltaram a comparecer ao cinema em massa sempre que houvesse algo em exibição que os interessasse.

A Disney viu que poderia recuperar os tempos gloriosos na bilheteria dos anos 2010. Por isso, reorganizou a casa e voltou a priorizar os cinemas. Produções antes pensadas para o streaming, como Moana 2 e agora Lilo & Stitch, foram transformadas (às pressas) em blockbusters para o cinema.

Como resultado, Moana 2 fez mais de US$ 1 bilhão e, após os recordes deste Memorial Day, Lilo & Stitch está a caminho da fabulosa marca nas bilheterias.

O remake que o público quer ver…

Mesmo que Lilo não tenha ido diretamente para o Disney+, o serviço de streaming ainda foi crucial para o longa. Toda a franquia Lilo & Stitch, incluindo o longa original, suas sequências e a série animada, é uma das mais assistidas no catálogo do Disney+.

Segundo o Deadline, a animação original de 2002 já foi assistida por mais de 280 milhões de horas no serviço. Isso em tese significa que o longa completo (que dura 85 minutos incluído os créditos) foi visto mais de 200 milhões de vezes por lá. A franquia como um todo soma 546 milhões de horas assistidas no Disney+.

E isso somente no serviço de streaming da Disney. Lilo & Stitch todos os anos gera bilhões em merchandising para a empresa – somente em 2024 foram mais de US$ 2,5 bilhões.

Em resumo: Lilo & Stitch é uma franquia tremendamente popular, tanto entre crianças quanto entre jovens adultos que cresceram com o longa original. Tamanho sucesso, se explorado da maneira correta, poderia gerar um imenso sucesso de bilheteria. E foi exatamente isso que ocorreu.

É bem possível que Lilo & Stitch finalize o ano como uma das maiores bilheterias da Disney. Ele tem potencial de ficar acima de qualquer filme da Marvel deste ano, possivelmente perdendo apenas para Zootopia 2 e Avatar: Fogo e Cinzas.

… e o remake que o público NÃO quer ver

A diferença nas situações dos remakes de Lilo & Stitch e Branca de Neve ilustram bem os desafios vividos pela Disney na atualidade.

Branca de Neve e os Sete Anões de 1937 é um dos filmes mais importantes da história do cinema – e possivelmente o mais importante para a Disney. Seu sucesso histórico ajudou a transformar a empresa no que é hoje e salvou a Disney da falência. E o mais importante: provou que a audiência poderia assistir a longa metragens animados. Isso viabilizou a produção de todas as animações lançadas desde então.

Mas… não é um filme que faça muito sucesso entre os jovens de hoje. A Branca de Neve é parte das “princesas Disney”. Porém o filme em si é tido mais como um documento histórico do que algo popular entre a geração atual.

Com isso, apesar do custo de produção monstruoso, seu remake fez pouco mais de US$ 200 milhões. Um total que não dá nem para cobrir o orçamento.

O público quer Lilo & Stitch!

Já Lilo & Stitch é extremamente relevante para as crianças e jovens de hoje. Isso resultou na terceira maior abertura para um remake live-action da empresa, atrás apenas dos bilionários O Rei Leão e A Bela e a Fera.

Isso significa que, não importa o quanto a Disney gaste com esses filmes, aqueles que vão fazer sucesso são os que se mantém relevantes entre o público atual que frequenta os cinemas.

Do contrário, o fracasso é quase garantido. Veja o que houve com Branca de Neve e o esquecido Dumbo de 2019.

Mas isso põe a Disney numa situação difícil. Se eles não podem refazer seus filmes mais antigos sob risco de fracasso, sobra apenas os mais novos. Ou seja: lançados dos anos 1990 para a frente. E dentre eles, os mais populares já ganharam remakes: O Rei Leão, A Bela e a Fera, Aladdin, Mulan e agora Lilo & Stitch.

O que a Disney vai fazer agora?

Mas isso põe a Disney numa situação difícil. Se eles não podem refazer seus filmes mais antigos sob risco de fracasso, sobra apenas os mais novos. Ou seja: lançados dos anos 1990 para a frente. E dentre eles, os mais populares já ganharam remakes: O Rei Leão, A Bela e a Fera, Aladdin, Mulan e agora Lilo & Stitch.

Claro, a Disney poderia tentar arriscar novas versões de Hércules (US$ 251 milhões em 1997) e Tarzan (US$ 450 milhões em 1999). Porém, tal como Branca de Neve, tais histórias receberam inúmeras versões cinematográficas ao longo dos anos. Uma versão em live-action pareceria apenas “mais um filme do Hércules” ou “outro filme do Tarzan”.

Enfim, o que sobra? A Nova Onda do Imperador? Atlantis: O Reino Perdido? Planeta do Tesouro? Irmão Urso? Nem que a Vaca Tussa? Todos decepcionaram nas bilheterias e não tem a mesma longevidade entre as crianças de hoje (nem uma linha lucrativa de produtos baseados nos longas) de Lilo & Stitch.

A única chance da Disney seria partir diretamente para nostalgia pelos anos 2010, começando por Enrolados. Mas pode ser que a empresa esteja esperando os filmes da década passada atingirem seus vigésimos aniversários nos anos 2030.

Qual vai ser a próxima animação a ser transformada num remake em live-action? Deixe aí nos comentários, e por fim, fique ligado no imaginews para não perder nenhuma novidade!

Fontes: Box Office Mojo, The Numbers

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